fbpx

Como será a aposentadoria dos Professores, caso a Reforma da previdência seja aprovada

advogado inss professor publico

A proposta de reforma da previdência ainda está em fase inicial de debate. Para ser aprovada, ela ainda precisa passar pela Câmara e pelo Senado. O governo tem a intenção de aprová-la até o final do primeiro semestre de 2019. No entanto, para isso deverá obter apoio da Câmara e do Senado. Entre as muitas mudanças, na proposta da reforma da Previdência estão as regras para aposentadoria dos professores.

Os professores exercem a sua profissão em condições e ambientes de trabalho considerados prejudiciais à saúde e a integridade física. Convivem em sua jornada com superlotação nas salas de aula, levam trabalho para casa para correção e planejamento, além de conviver com situações que muitas vezes põe em risco sua vida. Em vista disso, os professores tem atualmente um tempo diferenciado de contribuição e são enquadrados na aposentadoria especial.

– Para ajudar a esclarecer o que está sendo discutido, quais são as mudanças propostas e quais categorias devem sofrer com as alterações vamos ver como está hoje e como ficará, caso a reforma seja aprovada:

Como é hoje a aposentadoria dos Professores

. Tempo de contribuição- 25 anos para mulheres e 30 anos para homem sem desconto de benefício (fora da aposentadoria especial, o tempo de contribuição é de, respectivamente, 30 e 35 anos).

. Pode se aposentar com 100% da média salarial

. A idade mínima para professores do setor público se aposentarem também é de 50 anos para mulheres e 55 para homens.

.  No setor privado, não há idade mínima.

– A fórmula 85/95 é uma alternativa ao fator previdenciário. Os números 85 e 95 representam a soma da idade da pessoa e do tempo de contribuição dela para o INSS

Quem se enquadra nessa regra para se aposentar tem direito a receber a aposentadoria integral, sem precisar do fator previdenciário.

Ex: Se uma mulher tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar porque a soma dos dois valores dá 85 (55 + 30). No caso de um homem, ele poderia se aposentar, se tivesse, por exemplo, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (60 + 35 = 95). Essa combinação pode variar conforme o caso de cada pessoa. O importante é a soma dar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Mas é obrigatório ter um mínimo de contribuição: 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens

Como será a aposentadoria dos Professores, caso a Reforma da previdência seja aprovada:

. Não haverá mais distinção de gênero no tempo de contribuição e idade, como há hoje. Com a Nova Previdência, a idade mínima de aposentadoria para professores da educação básica com efetivo exercício das funções de magistério passará a ser de 60 anos, para homens e mulheres, nas redes pública e privada.

. Para os homens, não há mudança no tempo de contribuição, apenas na idade mínima para se aposentar que passará de 55 para 60 anos.

. As regras serão válidas para professores dos setores públicos e privados.

. Os professores tanto homens quanto mulheres que estiverem a dois anos de se aposentar (se cumprido o tempo mínimo de contribuição estipulado para homem ou mulher até esses dois anos), poderá  se beneficiar ainda das regras atuais, mas  deverá pegar o chamado “pedágio” de 50% do tempo que falta para a aposentadoria , ou seja,continuar trabalhando e contribuindo com a previdência durante esse período.

Para quem está a um ano de se aposentar, deverá trabalhar e contribuir com a previdência por seis meses. Quem está a dois anos de se aposentar, deverá pagar um ano de pedágio — o que totalizará três anos de trabalho, e assim, por diante.

. Está previsto também um sistema de pontos para quem está próximo de se aposentar. Seria uma alternativa em que pontos somariam o tempo de contribuição e a idade do indivíduo

. Para quem vai se aposentar na próxima década há um período de transição.

Como regras de transição, os professores poderão optar pelos pontos, que é a soma de idade e tempo de contribuição, começando com 81 para mulheres e 91 para homens em 2019 e subindo um ponto a cada ano; ou pela idade mínima combinada com tempo de contribuição. Neste caso, a idade começa com 51 anos para as mulheres e 56 para os homens em 2020, aumentando seis meses a cada ano até chegar a 60. Os professores da rede pública que entraram antes de 2003 terão de se aposentar aos 60 anos se quiserem benefício igual ao último salário.

Com essa elevação da idade a cada semestre, o governo prevê um período de transição que levará 10 anos para homens e 12 anos para mulheres atingirem as novas idades de aposentadoria (65 e 62, respectivamente, atingidos em 2027 e 2031).

Ficou alguma dúvida ou precisa de ajuda com o seu caso? Entre em contato conosco, será um prazer lhe atender.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

Direito ao BPC/LOAS para Pessoas com Visão Monocular

Pessoas com Visão Monocular Têm Direito ao BPC/LOAS? A visão monocular, caracterizada pela perda da visão total em um dos olhos, é uma condição que afeta a percepção de profundidade,…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…
Menu