fbpx

Aposentadoria por invalidez: Você sabe se tem direito de receber o adicional de 25%?

A aposentadoria por invalidez é paga aos segurados do Instituto Nacional de Previdência Social-INSS que, em virtude de algum acidente ou doença (relacionados ao trabalho ou não), ficaram incapacitados de forma permanente para as atividades de trabalho.

De acordo com a Lei dos Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), o valor adicional de 25% é pago exclusivamente aos aposentados por invalidez que necessitem de assistência permanente de terceiros como um cuidador , por exemplo.

O INSS aceita as seguintes incapacidades físicas e mentais como causa do recebimento do adicional de 25% para a Aposentadoria por Invalidez.:

  • perda de no mínimo nove dedos das mãos;
  • cegueira total
  • paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • doença que exija permanência contínua no leito;
  • incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
  • alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;

Vale lembrar que o segurado deve passar por uma perícia no INSS, anexar atestados e exames para verificar se realmente precisa de uma ajuda permanente para realizar atividades diárias. O adicional de 25% é devido assim que for constatada a necessidade permanente de um terceiro para o auxílio do segurado.

E, há duas considerações importantes a fazer: se o segurado recebe uma quantia de benefício e tem direito aos 25% de adicional e o valor final ultrapassa o teto do INSS, ele continuará tendo direito ao valor final, sem limitação de valor. E a outra, é que o STF está decidindo se os 25% poderá ser estendido às demais aposentadorias.

 

 

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Esquizofrenia Paranoide e Benefícios Previdenciários

A esquizofrenia paranoide é uma forma de esquizofrenia caracterizada por delírios persecutórios e alucinações, onde a pessoa pode ter uma percepção distorcida da realidade, acreditando que está sendo perseguida, vigiada…

HIV e Aposentadoria por Invalidez: Quem Tem Direito?

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício concedido aos segurados do INSS que, devido a condições de saúde que os tornam permanentemente incapazes de realizar atividades laborais, não podem mais…

HIV e o Direito aos Benefícios Previdenciários em 2025

As pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios significativos que impactam diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de trabalho. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece…

Dano Moral Previdenciário

O sistema previdenciário brasileiro é uma das principais garantias de proteção social para milhões de trabalhadores no país. Ele oferece benefícios essenciais, como aposentadorias, pensões por morte, auxílios-doença e acidentários,…

PL 4614/2024 – BPC na mira do corte de gastos

O Projeto de Lei 4614/2024, atualmente em discussão no Congresso Nacional, traz um conjunto de propostas que visam reformular importantes programas sociais brasileiros, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC)…

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…
Menu