Após ficarem fechadas por quase seis meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a abertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS estava marcada para ocorrer no dia 14 de setembro. A previsão era de que todas as agências do Brasil retomassem os atendimentos presenciais, inclusive pericia médica, mediante agendamento prévio realizado pelos canais de atendimento digital.
O retorno do funcionamento das agências contava com o planejamento preventivo através de medidas como uso de álcool 70%, uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de 1 metro. No entanto, a abertura das agências foi frustrada em decorrência do anuncio realizado pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais- ANMP de que os médicos não voltariam a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança sanitária.
Diante do pronunciamento da ANMP, as agências do INSS por todo Brasil, não promoveram o retorno de seus atendimentos. Em decorrência disso, os cidadãos que se dirigiram até os postos de atendimento voltaram para casa sem conseguirem se submeter a pericia. Em nota, o INSS informou que os canais digitais estarão disponíveis para que as os segurados remarquem a pericia médica. Não foi informada uma data estimada para o retorno das pericias presenciais.
Enquanto a realização de pericias médicas presenciais não retorna, o ideal é que o segurado que se encontre incapaz para o trabalho, realize o requerimento de pericia digital através da juntada do atestado médico na plataforma digital do INSS. Vale lembrar, que para consagrar êxito, é necessário que o atestado médico atenda aos requisitos previamente estabelecidos pelo INSS. Deste modo, o ideal é procurar um profissional de confiança para instruir o segurado e promover a correta solicitação de auxilio por incapacidade temporária na plataforma digital.