fbpx

  Saque do FGTS/PIS/Pasep de familiar falecido: Como sacar

Vamos destacar aqui o saque ao FGTS, PIS/PASEP, um direito dos  herdeiros  do parente falecido. Os  dependentes podem usufruir desse direito para ajudar de algum modo economicamente a sua família.

Quem pode sacar:

Antes, era necessário que o sucessor tivesse um alvará judicial comprovando o parentesco e expedindo a retirada o valor, hoje, isso está mais simples:

• Herdeiros: cônjuge, filhos (biológicos ou adotivos), pais e irmãos (nesta ordem)

• Se não houver herdeiros, um sucessor poderá sacar desde que apresente duas declarações de consenso: uma delas é entre os herdeiros, pois todos devem estar de acordo que o saque seja realizado; e a outra é uma declaração onde consta que não há mais herdeiros e nem sucessores. Ambas devem ser reconhecidas em cartório.

Como sacar

O FGTS, PIS/Pasep e os valores devidos podem ser retirados por seus dependentes não havendo a necessidade de ter finalizado o processo de inventário para poder ser feito o saque.E mais, o saque pode ser feito no valor líquido, porque ele é isento de tributações e impostos.

Portanto, não é necessário haver inventário, para o saque, desde que as contas vinculadas ao FGTS não tenham sido registradas no processo. Se este for o caso, os herdeiros deverão comprovar que são mencionados na Escritura Pública de Inventário, devidamente registrada pelo Tabelião de Notas.

Como saber o saldo disponível

Para saber o saldo disponível nas contas vinculadas ao FGTS do trabalhador falecido, os herdeiros devem fazer o cadastro no site da Caixa Econômica Federal, caso este não o possua. Nesse caso,é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou número do PIS/Pasep, CPF e demais dados pessoais do titular da conta. Estas informações também podem ser obtidas nas agências Caixa, apresentando a documentação exigida.

Consulte-nos para mais informações sobre a legislação pertinente a esse caso.

Fonte:  Jornal Contábil/Jusbrasil

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

PL 4614/2024 – BPC na mira do corte de gastos

O Projeto de Lei 4614/2024, atualmente em discussão no Congresso Nacional, traz um conjunto de propostas que visam reformular importantes programas sociais brasileiros, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC)…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

ESQUIZOFRENIA E OS SEUS DIREITOS JUNTO AO INSS

Quais benefícios do INSS a pessoa com esquizofrenia pode ter direito? Pessoas diagnosticadas com esquizofrenia podem requerer diversos benefícios junto ao INSS, conforme sua condição e necessidades. Esses benefícios incluem:…

JULGAMENTO DA REVISÃO DO FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na quinta-feira, 27, o julgamento da correção do FGTS que pode afetar milhões de trabalhores. A votação começou no dia 20 de abril e…

SEGURO DEFESO PARA OS PESCADORES

Existe um período, anualmente, em que os pescadores estão proibidos, por lei, de realizarem sua atividade de pesca. Esse momento é nomeado por “Período Defeso”, com o objetivo de preservar…
Menu