fbpx

A importância do CNIS para a sua aposentadoria

Direito PrevidenciárioInss

O cadastro Nacional de Informações Sociais- CNIS é um documento onde constam todos os vínculos trabalhistas da sua vida. É nesse extrato previdenciário  que consta a data de sua filiação na previdência social, valores dos salários de contribuição, tempo de contribuição e carência, bem como períodos de benefícios previdenciários.

Então, se você está perto de se aposentar, deve procurar saber se o seu CNIS está atualizado, se nele está contida todos os anos de trabalho, para não ter problemas com a sua aposentadoria.

É importante que o advogado previdenciarista analise  para verificar se não tem erros comuns que podem ser : valores errados de salário-de-contribuição, ausência de vínculos, ausência de data final do vínculo, vínculos marcados como extemporâneos, etc.

Maneiras de consultar o CNIS

1. Agência do INSS

O segurado pode dirigir-se a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Para isso deverá estar munido dos documentos de Identidade e CPF para que o servidor possa fazer a consulta adequadamente.

2. Consultar CNIS no banco

Correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem ter acesso a algumas informações do CNIS.

Já no site da Caixa Econômica Federal, ir em “FGTS e Serviços ao Cidadão” e depois em “Extrato Previdenciário” – você terá acesso aos salários de contribuição de cada mês em que houve recolhimento.

3. onsultar CNIS pelo Portal Meu INSS

Pode consultar também no Portal do INSS. Para isso, primeiro é preciso cadastrar uma senha (chamada “CADSENHA” . Você receberá um código de acesso provisório.

 Dicas sobre CNIS

É muito comum apareçam “indicadores” no CNIS. Sempre que aparecer um indicador, no final do documento vem o significado da sigla. Indicadores comuns são:

PEXT – Pendência de vínculo extemporâneo não tratado.
AEXT-VI – Acerto de vínculo extemporâneo indeferido.
PVIN-IRREG – Pendência de Vínculo Irregular.

Quando existem indicadores, na maior parte das vezes é preciso “tratar” as informações. E para isso, você precisará da ajuda de um advogado previdenciário para orientar quais os documentos será preciso comprovar para resolver essas pendências e, assim acelerar o processo de sua aposentadoria.

Fonte: INSS

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu