fbpx

Servidor-público você sabe como fazer para ter uma boa aposentadoria?

aposentadoria servidor publico

A aposentadoria do servidor-público é diferente dos trabalhadores da iniciativa privada. Os que trabalham na iniciativa privada aposentam se pelo INSS e o servidor-público se aposenta pelo regime de previdência social do município, estado, união e do Distrito Federal.

Mas, há também os que começam na carreira pública e também na iniciativa privada. Estes, podem somar o tempo de serviço no outro instituto de previdência. São dois tipos principais de regimes previdenciários no Brasil: próprio e geral.

Os regimes próprios são administrados pelos entes políticos, União, estados, Distrito Federal e municípios. O Regime Geral, pelo INSS. Então imagine um agente público que está bem próximo de se aposentar. Trabalhou por 40 anos, 15 como auxiliar de escritório em uma empresa privada e 25 anos como procurador da fazenda. Para que os 15 anos de Regime Geral sejam aproveitados no Próprio, existe um processo chamado Certidão de Tempo de Contribuição – CTC que pode gerar muitos direitos como o abono de permanência em serviço.

Mas, a nossa orientação é que consulte antes assistência jurídica e faça o cálculo se é viável utilizar o tempo para um ou outro tipo de carreira, porque depois de utilizado o tempo, não há como voltar atrás. 

Existem planejamento de aposentadoria para os servidores públicos que vão desde abono permanente, aposentadoria antecipada ou até mais de um benefício.
Para quem está em dúvida sobre o que fazer, se se aposenta ou não o abono permanente, é um ótimo negócio. Dá para continuar trabalhando sem perder as vantagens salariais que não são incorporadas na aposentadoria. Quem já pode se aposentar, mas não quer parar de trabalhar, pode solicitar o abono de permanência,  um acréscimo equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária.

Com a reforma da previdência que está por vir, é preciso se planejar para entender qual a melhor opção.

A principal mudança para os servidores que ingressaram no serviço público na carreira antes de 2003 é no direito à integralidade (último salário da carreira) e à paridade (mesmo reajuste dos ativos). Os que entraram depois desta data, vão seguir a maioria das regras  propostas  pelo regime previdenciário dos trabalhadores do setor privado.

Um fator importante para destacar se tratando do servidor–público é que com a reforma não haverá acúmulo com outro benefício previdenciário (aposentadoria ou pensão por morte). Contudo, o segurado poderá optar pelo benefício mais vantajoso.

Um dos pontos mais polêmicos entre os parlamentares para justificar votar “não” à reforma são justamente as alterações que equiparam servidores públicos aos trabalhadores privados. Por isso, é urgente ficarmos atentos quando o assunto é aposentadoria, porque são muitas as propostas, mudanças que vão afetar a carreira do servidor-público com a reforma da previdência.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu