fbpx

Aposentadoria Especial para Trabalhadores da Indústria Têxtil

A indústria têxtil é a que mais emprega trabalhadores no Brasil e tem relevante participação no crescimento econômico do país. Algumas categorias profissionais da indústria têxtil, como tintureiros e caldeireiros, eram presumidamente reconhecidas como insalubres, de modo que o mero exercício da atividade era suficiente para que o período trabalhador fosse considerado como tempo especial.

Os trabalhadores da indústria têxtil estão expostos a agentes prejudiciais à saúde, que por sua vez podem ser  insalubres ou periculosos. Os agentes insalubres podem ser físicos (ruído, calor, etc) e também químicos (solventes, tintas, poeira). Os ruídos acima de 85 decibéis  são considerados  excessivos e se acompanharem as  08 (oito) horas da jornada de trabalho,  de forma permanente, favorecem  a concessão de aposentadoria especial.

A aposentadoria especial não é nenhum privilegio é uma compensação para quem teve a sua saúde prejudicada. Se você já completou todos os requisitos antes  da Reforma da Previdência, de 12/11/2019, você pode se aposentar pelas regras antigas, sem idade mínima.

Mas se  você não atingiu os 25 anos mínimos necessários para usufruir de uma aposentadoria  antes da Reforma, você  tem que cumprir uma regra de transição e vai precisar atingir 86 pontos  para que consiga aposentar:  25 anos de contribuição e + idade =  o resultado tem que ser 86 pontos

Ex: Se você tem 50 anos de idade e 28 de contribuição total e tem 24 anos de tempo especial. Se somar idade e tempo de contribuição =78. Logo,  você só  completará os requisitos com 54 anos de idade e 32 de contribuição =  86 pontos

Logo, cada caso é um caso. Tudo tem que ser analisado de forma bem minuciosa  e  verificar qual a melhor forma de transição. Tem que fazer cálculo para  chegar no meio termo pra ver qual será a melhor regra para você.

Como conseguir essa aposentadoria especial:

Agora que você  já entendeu tudo isso, chegou a hora de solicitar seu benefício!

Como dissemos, o recebimento do adicional de insalubridade é um indicador da atividade especial, porém essa atividade prejudicial à saúde deve ser comprovada documentalmente. Isso significa que você irá precisar de um documento da empresa que diga todas as condições de trabalho e todos os riscos ocupacionais Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.

O INSS tem negado a concessão do benefício de Aposentadoria Especial a muitos profissionais das indústrias têxteis, seja pelo não enquadramento por categoria até 1995, seja pelo não reconhecimento à exposição aos agentes nocivos. Mas, a Justiça Federal tem reconhecido esse direito, tendo em vista a comprovação da atividade especial exercida por estes profissionais, por meio do PPP.

 Agora, se você entrar com esse pedido e o INSS negar o benefício, você ainda tem algumas soluções:

– Entrar com um recurso administrativo para ter uma nova análise do pedido

– Entrar com uma ação judicial contra o INSS.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu