fbpx

Aposentadoria por invalidez: Você sabe se tem direito de receber o adicional de 25%?

A aposentadoria por invalidez é paga aos segurados do Instituto Nacional de Previdência Social-INSS que, em virtude de algum acidente ou doença (relacionados ao trabalho ou não), ficaram incapacitados de forma permanente para as atividades de trabalho.

De acordo com a Lei dos Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), o valor adicional de 25% é pago exclusivamente aos aposentados por invalidez que necessitem de assistência permanente de terceiros como um cuidador , por exemplo.

O INSS aceita as seguintes incapacidades físicas e mentais como causa do recebimento do adicional de 25% para a Aposentadoria por Invalidez.:

  • perda de no mínimo nove dedos das mãos;
  • cegueira total
  • paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • doença que exija permanência contínua no leito;
  • incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
  • alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;

Vale lembrar que o segurado deve passar por uma perícia no INSS, anexar atestados e exames para verificar se realmente precisa de uma ajuda permanente para realizar atividades diárias. O adicional de 25% é devido assim que for constatada a necessidade permanente de um terceiro para o auxílio do segurado.

E, há duas considerações importantes a fazer: se o segurado recebe uma quantia de benefício e tem direito aos 25% de adicional e o valor final ultrapassa o teto do INSS, ele continuará tendo direito ao valor final, sem limitação de valor. E a outra, é que o STF está decidindo se os 25% poderá ser estendido às demais aposentadorias.

 

 

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Esquizofrenia Paranoide dá direito a beneficio previdenciário ?

https://vieiraxavieradvogados.com.br/wp-content/uploads/2025/08/WhatsApp-Video-2025-08-14-at-14.04.27.mp4 Esquizofrenia Paranoide e o direito ao BPC/LOAS O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social para pessoas com deficiência ou idosos…

INSS: devolução de descontados indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta última segunda-feira, 26 de maio, a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas na folha de pagamento do mês…

Esquizofrenia Paranoide e Benefícios Previdenciários

A esquizofrenia paranoide é uma forma de esquizofrenia caracterizada por delírios persecutórios e alucinações, onde a pessoa pode ter uma percepção distorcida da realidade, acreditando que está sendo perseguida, vigiada…

HIV e Aposentadoria por Invalidez: Quem Tem Direito?

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício concedido aos segurados do INSS que, devido a condições de saúde que os tornam permanentemente incapazes de realizar atividades laborais, não podem mais…

HIV e o Direito aos Benefícios Previdenciários em 2025

As pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios significativos que impactam diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de trabalho. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece…

Dano Moral Previdenciário

O sistema previdenciário brasileiro é uma das principais garantias de proteção social para milhões de trabalhadores no país. Ele oferece benefícios essenciais, como aposentadorias, pensões por morte, auxílios-doença e acidentários,…

PL 4614/2024 – BPC na mira do corte de gastos

O Projeto de Lei 4614/2024, atualmente em discussão no Congresso Nacional, traz um conjunto de propostas que visam reformular importantes programas sociais brasileiros, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC)…
Menu