fbpx

INSS demora para concessão de benefícios, mas ações judiciais podem agilizar o seu pedido

AposentadoriaINSS

De acordo com o advogado Previdenciarista Dr João Paulo Vieira Xavier, os segurados encontram muitas dificuldades para a concessão do benefício. Pois, segundo ele, apesar de a lei estipular um tempo específico para que a análise seja feita, o INSS, na maioria das vezes, não cumpre esse prazo, o que gera grande prejuízo ao beneficiário, diz o advogado Previdenciarista.

De acordo com o texto legal da Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário para apresentar uma resposta ao seu pedido, desde que o motivo da demora seja justificado.

Infelizmente, na prática, o tempo é outro, onde a espera da avaliação de um pedido diversas vezes acaba superando o que é determinado por lei, uma vez que a demanda de pedidos é muito extensa.

Atualmente a analise dos benefícios pleiteados no INSS, é feita em nível nacional, fato que faz com que a análise seja muito mais morosa. Apenas em 2019, essa lista de espera superou os números históricos do INSS, tendo atingido mais de 2 milhões de pedidos em análise pelo instituto.

A demora na analise de 2021, fez com que a fila nacional do INSS somasse mais de 355 mil pleiteantes a benefícios, de acordo com informações do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). Desse total, parte majoritária dos pedidos estava atrelada aos requerimentos de auxílio-doença, com mais de 312 mil solicitações.

Em relação aos demais pedidos, a maioria era de BPC (Benefício de Prestação Continuada), valor destinado a idosos de baixa renda e portadores de deficiências. Segundo a Previdência, a justificativa para a demora para a resposta do BPC é a dificuldade de análise dos documentos apenas pela internet, já que, para confirmar a vulnerabilidade social, é necessário proceder uma apuração minuciosa da situação econômica de cada requerente.

Em caso de demora exacerbada na análise do benefício , busque um advogado de sua confiança para ingressar com ações judiciais que visam agilizar o andamento do pedido administrativo de benefício.

Publicado via @mocalerta

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Novo Serviço do INSS via Atestmed

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está introduzindo uma nova iniciativa para melhorar o acesso aos benefícios previdenciários. A partir desta data, os segurados poderão antecipar suas perícias médicas…

Atualização das regras pelo CRPS

Por meio da recente Resolução 28/2023, o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) introduziu modificações significativas nas diretrizes que regem os benefícios oferecidos aos segurados do Instituto Nacional do…

Alienação mental dá direito à aposentar?

A alienação mental são doenças que geram surtos psicóticos e não são tratáveis. Para fins de aposentadoria só é dado a concessão do benefício de Aposentadoria por Invalidez, quando for…

 Auxilio -Doença negado o que fazer?

Se você teve o seu Auxílio-Doença negado você tem algumas maneiras de reverter isso a seu favor.  Vou  mostrar para você três caminhos a seguir: Recurso Administrativo O segurado tem…
Menu