fbpx

Beneficiários da Prestação Continuada (BPC), têm até 31 de dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Único.

Direito PrevidenciárioLOAS
bpcloas

Menos conhecido e comentado do que outros benefícios sociais concedidos pelo governo brasileiro, o benefício de prestação continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é um dos recursos mais significativos para idosos acima dos 65 anos e deficientes em situação de vulnerabilidade social.

Também é requisito para a concessão do BPC que a renda familiar per capita seja de até ¼ do salário mínimo. Mas decisões da Justiça têm levado a um entendimento diferente, sendo a renda per capita familiar de meio salário mínimo, facilitando a concessão do mesmo.

Essas decisões afirmam que é necessário verificar em cada caso a condição de pobreza do idoso, pois o fato da renda per capita de cada integrante da família ser maior que ¼ do salário mínimo não quer dizer que a pessoa tenha condições de se manter, e quando for o caso, o judiciário pode condenar o INSS a pagar o benefício para as pessoas cuja renda familiar seja maior que ¼ do salário mínimo.

Saiba mais sobre o BPC e como conseguir esse benefício clicando aqui.

O que é o Cadastro Único?

Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

Em julho de 2016, o governo determinou a inscrição obrigatória no Cadastro Único, das pessoas que recebem o BPC, com objetivo de ampliar o acesso à rede soca assistencial. Desde então, o beneficiário que não realizar a inscrição ou a atualização no CadÚnico, no prazo estabelecido, terá o beneficio suspenso.

Como se cadastrar?

O beneficiário ou um responsável da família deve se dirigir a uma das unidades do CRAS ou um posto do Cadastro Único de sua cidade munido com o CPF de todos os integrantes da família do beneficiário. Documentos como RG e comprovante de residência podem auxiliar no momento da inscrição. Vale ressaltar que o responsável da família pode ser qualquer integrante acima de 16 anos e que tenha capacidade de prestar as informações necessárias.

Os endereços podem ser consultados no portal do Ministério do Desenvolvimento Social ou no aplicativo Meu CadÚnico, disponível para iOS e Android.
Para mais informações podem ligar para o telefone 0800 707 2003, do ministério.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

Direito ao BPC/LOAS para Pessoas com Visão Monocular

Pessoas com Visão Monocular Têm Direito ao BPC/LOAS? A visão monocular, caracterizada pela perda da visão total em um dos olhos, é uma condição que afeta a percepção de profundidade,…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…
Menu