fbpx

Cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez

As pessoas que possuem doenças como a cardiopatia grave tem direito a receber a aposentadoria . Mas muitas pessoas desconhecem os seus direitos, e por isso, acabam perdendo o benefício. Lembrando que, as cardiopatias também estão entre as doenças que mais são negadas o acesso a aposentadoria.

Nesse caso, se a decisão do perito for algo que prejudique a saúde do paciente, é possível exigir na justiça que os direitos do paciente sejam respeitados

O que é uma cardiopatia grave?

As cardiopatias consideradas graves são as que colocam em risco a vida das pessoas e limitam, progressivamente, a capacidade física e funcional do coração. Não adiantando fazer o tratamento clínico e/ou cirúrgico adequado.

Entre as doenças que limitam a capacidade física: arritmias complexas; hipoxemia; manifestações de baixo débito cerebral, secundárias a uma cardiopatia,insuficiência cardíaca; insuficiência coronariana;

Já as cardiopatias graves são: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia.

Auxílio doença

Pessoas com cardiopatias mais leves e que podem fazer o tratamento e tem chances de melhora, tem o direito ao auxílio doença, cujo benefício é o válido a quem tem ao menos 12 meses de contribuição ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). É preciso ainda estar contribuindo no momento em que a doença foi diagnosticada. O auxílio é concedido sempre após uma perícia médica feita pela Previdência Social.

Aposentadoria por invalidez

Para ter direito a aposentadoria por invalidez, o segurado, trabalhador precisa ser considerado inapto para exercer qualquer atividade laborativa. Essa doença dispensa o segurado do regime geral de previdência a cumprir a carência normalmente exigida para a concessão da aposentadoria. E, caso o trabalhador, exija cuidados de outra pessoa, o valor dessa aposentadoria pode aumentar em 25%.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…
Menu