fbpx

Haverá mudanças na aposentadoria dos Militares?

reforma da previdencia militares

A Reforma da Previdência, elaborada pelo Governo Temer, sofrerá algumas mudanças no atual governo. A ideia primordial, do texto da reforma, trata da diminuição de investimentos públicos
que são feitos na Previdência Social. E, a partir disso, é importante pensarmos sobre o que poderia mudar na aposentadoria dos militares.

Regras diferenciadas para os militares

Apesar de haver grandes discussões acerca da Reforma da Previdência, o atual Presidente da República tem demonstrado a defesa de regras diferenciadas para os militares, demonstrando interesse em manter a categoria fora da Reforma. O seu ministério, formado em sua maioria, por militares, o apoiam nessa ideia.

A polêmica da Reforma Previdência

Embora haja um discurso evidente onde os militares, de farda, não estejam incluídos na possível Reforma atual, a polêmica tem se instaurado no país.

Uma vez que outras categorias e profissionais sofrerão diretamente o  impacto destas mudanças. Entende-se que em muitos casos a previdência dos militares possa ser muito “generosa”, enquanto que em outros contextos as aposentadorias não proporcionam subsídios interessantes para os contribuintes.  Hoje, os militares podem se aposentar após 30 anos de serviço. Sendo que a maioria dos militares se aposenta entre a idade média de 45 a 50 anos.

As justificativas para a exclusão da Reforma

Embora os militares estejam excluídos, até o momento, da Reforma da  Previdência, muita gente ainda tem questionado tal fato, uma vez que há peculiaridades na profissão que a difere
das demais. Exemplificando: os militares enquanto estão na ativa, não possuem o direito de greve, tampouco a horas extras. Além disso, eles não recolhem o FGTS e não possuem o
direito de adicionais de periculosidade e adicionais noturnos.

Porém, é preciso levar esta discussão adiante, a fim de reconhecer até que ponto a Reforma precisa, de fato, ocorrer no meio militar, ou não. Considerando o fato de que a população
está a cada dia envelhecendo, não incluir uma Reforma de idade mínima nos militares poderá aumentar expressivamente os investimentos nestas aposentadorias.

Portanto, o que nos vale, no momento, é a reflexão sobre o tema, além de acompanhar as notícias recorrentes para compreendermos uma possível mudança – ou não – na aposentadoria dos
militares.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu