fbpx

Como será feito o procedimento Prova de Vida em 2022

INSSNotíciasProva de Vida

A Prova de Vida foi duas vezes suspensa desde que começou a pandemia da Covid-19.Como já diz o próprio nome do procedimento, Prova de Vida, serve para o segurado comprovar que ainda se encontra com vida.

No inicio da pandemia, em março de 2020, a Prova de Vida foi suspensa com o objetivo de evitar que os segurados se contaminassem com o vírus, mas esse procedimento retornou em 2021. No entanto, com o aumento dos casos, a suspensão foi retomada.

Agora no início do ano de 2022, a Prova de Vida vai retornar a ser obrigatória para os segurados no mês de seus respectivos aniversários. Estes, devem ficar atentos para não perder o mês em que então devem realizar o procedimento.

Os segurados do INSS devem ficar atentos de quando devem realizar o procedimento, assim evitando que seus benefícios sejam cortados pelos INSS.

Como realizar a Prova de Vida

  • Na própria instituição financeira em que recebe o valor pago de seu benefício,
  • Na plataforma Meu INSS, e só pode ser realizado por quem possuí a biometria facial cadastrada no Detran ou no TSE.
  • Aposentados com mais de 80 anos de idade que possuem alguma dificuldade se locomover, para estes, a Prova de Vida pode ser realizada na própria residência e para isso, deverá fazer o agendamento do horário através da central telefônica 135 ou da plataforma Meu INSS.

Fonte: INSS

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Revisão da Vida Toda foi aprovada no STF

A Revisao da Vida Toda foi finalmente aprovada no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF. O voto do Ministro Alexandre de Moraes foi decisivo e o placar ficou 6…
Menu