fbpx

DIREITO A PENSÃO POR DEFICIÊNCIA EM DECORRÊNCIA DO USO DE TALIDOMIDA

Direito Previdenciário

A talidomida foi um medicamento utilizado na década de 1950 e 1960 para aliviar náuseas e enjoos em gestantes, mas que teve efeitos teratogênicos devastadores, resultando em deformidades congênitas em milhares de bebês ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 5 mil pessoas tenham sido afetadas pelo uso da talidomida.

Aqueles que foram afetados pela talidomida e que possuem deficiência física ou intelectual podem ter direito a receber uma pensão mensal vitalícia do governo. A pensão é destinada a garantir a subsistência dessas pessoas, já que muitos não conseguem trabalhar ou possuem dificuldades para exercer atividades laborais.

Para ter direito à pensão por deficiência em decorrência do uso da talidomida, é necessário que o indivíduo afetado tenha nascido entre os anos de 1957 e 1962, que apresente deficiência física ou intelectual decorrente do uso da droga, e que comprove a sua condição através de laudo médico.

Além disso, é preciso que a pessoa afetada seja cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS) e possua renda per capita inferior a um salário mínimo. Caso a renda seja superior, o valor da pensão será reduzido proporcionalmente.

A pensão é devida desde o nascimento da pessoa afetada pela talidomida e é intransferível. Ou seja, caso o beneficiário venha a falecer, o direito à pensão não pode ser repassado a terceiros.

Em resumo, a pensão por deficiência em decorrência do uso da talidomida é um direito garantido a todas as pessoas afetadas pela droga que possuem deficiência física ou intelectual. No entanto, é preciso estar atento às exigências legais e documentais para garantir o recebimento do benefício.

Vieira Xavier Advogados é um escritório situado na cidade de Montes Claros-MG com atuação em todo o Brasil.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu