fbpx

Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)é grave e dá direito a aposentadoria por Invalidez.

O Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante) é uma doença óssea grave que dá direito ao Auxilio-Doença e também aposentadoria por Invalidez. E o segurado acometido dessa doença tem isenção do tempo de carência que é de pelo menos 12 meses de contribuição. Essa isenção está prevista na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001.

De acordo com a literatura médica, a doença óssea de Paget é também conhecida como osteíte deformante,  um distúrbio comum caracterizado à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto. Esta alteração estrutural produz osso de tamanho expandido, menos compacto, mais vascularizado e mais suscetível a deformidade e fratura do que o osso normal. A maioria dos pacientes são assintomáticos.

Aparece mais frequentemente no esqueleto axial, afetando ossos da pelve (70% dos casos), fêmur (55%), coluna lombar (53%), crânio (42%) e tíbia (32%).

Importante lembrar que para ter direito à Aposentadoria é preciso que a enfermidade tenha surgido após a pessoa se tornar um filiado do INSS e o benefício é concedido mediante perícia médica que concederá ou não a aposentadoria tendo como base a gravidade da doença apresentada nos exames periciais.

Como se preparar para a perícia médica do INSS?

É preciso  fazer o agendamento da perícia. É possível agendar pelo telefone 135 ou, ainda, no Meu INSS pelo site ou aplicativo Android e iOS.

O agendamento pela internet é mais fácil e rápido, porque você sabe exatamente o que está fazendo. 

Além disso, no Meu INSS você pode salvar ou imprimir o comprovante do agendamento. Mas, não se preocupe, porque mesmo fazendo pelo telefone, você também consegue visualizar tudo na internet.

No dia e hora marcada, você deve comparecer na Agência da Previdência Social – APS, e é bom chegar com antecedência de 15 a 30 minutos.

Veja os documentos básicos e que são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS:

  • Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF
  • comprovante de residência
  • carteira de trabalho
  • carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI
  • documentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros
  • Os documentos como carteira de trabalho e os carnês (GPS) são essenciais para comprovar que você é um segurado do INSS.

Porém, se você recebeu uma resposta negativa do INSS, não se desanime. Você poderá acessar esse benefício judicialmente, com a vantagem que no judicial,o perito será um médico especialista em sua doença. Isso faz toda a diferença para conseguir o benefício E será mais fácil conseguir 

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

Lidando com a Esquizofrenia: Direitos e Benefícios

Quem tem esquizofrenia tem direito a quais benefícios do INSS? A relação entre a esquizofrenia e a aposentadoria por invalidez é frequentemente estabelecida devido à natureza crônica da esquizofrenia, uma…

Novo Serviço do INSS via Atestmed

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está introduzindo uma nova iniciativa para melhorar o acesso aos benefícios previdenciários. A partir desta data, os segurados poderão antecipar suas perícias médicas…
Menu