fbpx

INSS libera R$1.045,00 para quem aguarda auxílio-doença

Os trabalhadores que estão na fila aguardando o auxílio-doença poderão receber do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045) mensal por 90 dias ou até a realização de perícia médica federal, o que ocorrer primeiro. Posteriormente, o valor será descontado quando o benefício for liberado.

 Essa Portaria regulamenta a Lei 13.982, sancionada no último dia (2/4/2020) pelo presidente Jair Bolsonaro. Embora se trate da mesma legislação que instituiu a renda básica emergencial para trabalhadores autônomos, a lei também estabeleceu essa antecipação para o auxílio-doença. Essa medida foi publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social- INSS na terça-feira (7/04/2200), e vale enquanto ocorrer a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Devido ao regime de plantão reduzido nas agências do INSS, ocasionado pela pandemia, e para evitar aglomerações, os trabalhadores poderão solicitar o auxílio-doença mediante apenas apresentação de atestado médico, sem a necessidade de agendar ou realizar perícia médica presencial. O documento pode ser fotografado e enviado por meio do Portal Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome.  A perícia será feita de forma eletrônica, com o médico perito federal analisando a validade do atestado e definindo a liberação do auxílio.

REQUISITOS PARA DAR ENCAMINHAENTO AO REQUERIMENTO DO BENEFÍCIO:

atestado médico deverá ser anexado ao requerimento por meio do site ou aplicativo MEU INSS, devendo ser observados os  seguintes requisitos:

  • estar legível e sem rasuras;
  • conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe;
  • conter as informações sobre a doença ou CID;
  • conter o prazo estimado de repouso necessário.

A Portaria estabelece também que o envio da documentação só deverá ser feita quando o solicitante atender os critérios de concessão, especialmente no que diz respeito à carência quando exigida.

Para solicitar a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, além do prazo de três meses, o trabalhador precisará apresentar um novo atestado médico.

SEGUNDO A PORTARIA, EM ALGUMAS SITUAÇÕES OS BENEFICIÁRIOS TERÃO QUE SER SUBMETIDOS À PERÍCIA MÉDICA NO INSS, APÓS O TÉRMINO DO REGIME DE PLANTÃO REDUZIDO NAS AGÊNCIAS. SÃO ELAS:

  • quando o período de afastamento da atividade, incluídos os pedidos de prorrogação, ultrapassar o prazo máximo de 3 meses;
  • para fins de conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença;
  • quando não for possível conceder a antecipação do auxílio-doença com base no atestado médico por falta de cumprimento dos requisitos exigidos.

De acordo com o que está pontuado na Portaria: “a emissão ou a apresentação de atestado falso ou que contenha informação falsa configura crime de falsidade documental e sujeitará os responsáveis às sanções penais e ao ressarcimento dos valores indevidamente recebidos”.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu