A partir desse mês de junho/2021, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS voltará a suspender ou bloquear os pagamentos dos benefícios dos segurados que ainda não realizaram a prova de vida. Esse procedimento é anual e de caráter obrigatório para comprovar que os segurados e pensionistas ainda estão vivos.
O segurado deve ficar atento ao calendário para não ter problemas no recebimento do benefício. Essa decisão foi determinada pela Portaria PRES/INSS nº 1.299 de 12/05/2021.
Com a pandemia, havia cessado essa cobrança de ter que fazer a prova de vida, mas a partir desse mês de junho o INSS vai começar a bloquear o pagamento.
Como fazer a prova de vida
- Pode ser feita pelo aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov. com”, por biometria facial – para os segurados com cadastramento biométrico junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou àqueles segurados que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) -DETRAN.
- Outra opção para quem não tem cadastramento digital é comparecer à agência bancária onde recebe seu beneficio e fazer a prova de vida seguindo o calendário
- Se você estiver impossibilitado de sair de casa por dificuldade de locomoção terá que cadastrar via requerimento junto ao sistema Meu INSS, um procurador, para que esse faça a sua comprovação de vida.
Para evitar aglomerações nas agências, o INSS, elaborou um calendário:
Competência de vencimento de comprovação de vida Competência de Retomada da Rotina
Março e abril de 2020 junho de 2021
Maio e junho de 2020 julho de 2021
Julho e agosto de 2020 agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020 setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020 outubro de 2021
Fonte: INSS