fbpx

Quem tem direito ao salário maternidade?

maternidade

O salário maternidade é um benefício previsto para as mães asseguradas do INSS por um período após o nascimento dos bebês . O salário será pago por 120 dias. Este salário tem objetivo de proteger os direitos da criança e ajudar a manter as finanças de casa em dia, uma vez que com a maternidade aumentam os custos, muda a rotina, e por isso você deve ter conhecimento de como ter acesso a este benefício.

Quem tem direito ao benefício salário maternidade?

Todas as mulheres empregadas com carteira assinada. Engloba os cargos nos serviços públicos, temporários, terceirizados, autônomos e trabalhadoras domésticas,  que contribuíram para o INSS como contribuinte individual (via carnê) ou empresárias (ex: MEI).

O benefício é assegurado também às mulheres que sofrem aborto espontâneo, que tem a guarda judicial de uma criança , ou dão a luz a bebê natimorto . As mães que perderam o emprego, podem acessar estes recursos, neste caso, é preciso ter trabalhado 10 meses de carteira assinada contribuído para a previdência social.

Quais as regras para concessão do benefício?

O salário maternidade vai ter uma metodologia de cálculo que vai variar de acordo com a remuneração e o perfil do contribuinte. Para ter direito ao salário maternidade, de acordo com o INSS, o segurado tem que se enquadrar nas seguintes regras:

1. Empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos devem estar em atividade na data do afastamento;
2. Contribuintes individuais, trabalhadores facultativos e segurados especiais – devem ter contribuído para o INSS por pelo menos 10 meses,
3. Desempregadas – necessitam comprovar que são seguradas do INSS e, se for o caso, cumprir a carência de 10 meses de contribuição;
4. Caso o trabalhador tenha perdido a qualidade de segurado, precisará contribuir pelo menos 5 meses (metade da carência antes do parto/evento gerador do benefício)

Desde 31 de janeiro de 2018 não é preciso ir até uma agência do INSS para solicitar o salário-maternidade. Mas, caso o benefício não seja repassado, as mães devem procurar uma agência do INSS ou ligar para 135 para agendar e regularizar a sua situação. E para as mães que trabalham com carteira assinada, cabe a empresa comunicar ao INSS e solicitar o benefício.

Conte com a gente

Temos profissionais capacitados para ajudar você nessa e em outras soluções jurídicas. Você pode falar conosco diretamente pelo Whatsapp a qualquer hora do dia, e através dos telefones
(38) 9 9136-4060 / (38) 9 9955-4012. 

Gostou da nossa matéria ou tem algo a compartilhar?
Deixe o seu comentário aqui na postagem.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

Direito ao BPC/LOAS para Pessoas com Visão Monocular

Pessoas com Visão Monocular Têm Direito ao BPC/LOAS? A visão monocular, caracterizada pela perda da visão total em um dos olhos, é uma condição que afeta a percepção de profundidade,…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…
Menu