fbpx

Retorno gradual das agências do INSS está marcado para dia 24 de agosto

São cinco meses que as agências do INSS estão fechadas. A reabertura foi adiada por duas vezes. Não foram feitas nenhuma perícia médica, nenhuma avaliação social e nenhum atendimento presencial, neste período.

Os segurados do INSS estão tendo que acessar as plataformas remotas para encaminhar seus benefícios ou resolver algumas problemas relacionados ao pagamento. Mas isso vem acarretando uma série de problemas e demora nas solicitações dos benefícios, pois muitos deles não têm acesso à internet ou não sabem usar as plataformas remotas.

Mas, o retorno do atendimento presencial está marcado para dia 24 de agosto. As agências do INSS funcionarão parcialmente, com seis horas de atendimento exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Serviços que precisam de perícia médica e avaliação social:
• Auxílio-doença
• Benefício Social ao Deficiente físico
• Aposentadoria por Invalidez
• Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade ou por tempo de contribuição
• Avaliação de filho inválido por pensão por morte
• Acréscimo de 25% para aposentadoria por invalidez
• Perícias para isenção de Imposto de Renda

As agências em todo o país deverão obedecer às normas de segurança enquanto durar a pandemia. Os atendimentos serão organizados, assim como o espaço físico, as medidas de distanciamento do pessoal a ser atendido e a limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

De acordo com o INSS, as unidades que não reunirem as condições necessárias para garantir a segurança dos cidadãos, continuarão a atender em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento. O atendimento exclusivo por meio da internet continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Fonte: INSS

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…

Benefícios do INSS: Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, é uma condição neurobiológica que pode causar alterações físicas e cerebrais, afetando a comunicação, interação social e comportamento geral do indivíduo.Os benefícios do…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

É possível pedir Revisão de Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário fundamental, destinado a amparar os dependentes financeiramente quando um segurado do INSS falece. No entanto, muitos beneficiários desconhecem que, em algumas situações,…

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O que é o BPC? O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante programa de assistência social que tem como objetivo fornecer apoio financeiro a pessoas em situação de…

APOSENTADORIA ANTECIPADA PARA TRABALHADORES RURAIS

No Brasil, a atividade rural desempenha um papel fundamental na economia e na subsistência de muitas famílias. No entanto, os trabalhadores rurais estão sujeitos a diversos riscos e condições de…
Menu