fbpx

Saiba mais sobre a Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda é uma ação judicial que o segurado aposentado pede para que a inclusão de suas contribuições que foram feitas ao Instituto Nacional do Seguro Social- INSS,antes de julho de 1994, entrem no cálculo de sua aposentadoria.É,portanto, uma tese revisional que adiciona ao cálculo da Renda Mensal Inicial -RMI incluindo todos os salários de contribuição da vida do segurado .Antes de entrar com qualquer revisão é sempre necessário fazer o cálculo e analisar se será mais vantajoso.

O julgamento da revisão da vida toda foi iniciado no Supremo Tribunal Federal- STF, com placar empatado em cinco a cinco. Só falta o voto do Ministro Alexandre de Moraes que será decisivo para que Revisão da Vida Toda seja aprovada.

Como saber se tenho direito a essa Revisão?
. Se você se aposentou na regra de transição da Lei 9.876/99
. Se teve salários de contribuição anteriores a julho de 1994 – A revisão é válida para trabalhadores que se aposentaram após 1999 e não puderam computar no benefício os salários de contribuição anteriores a 1994.

Por que entrar com a ação judicial?

Durante a regra de transição estabelecida em 1999, muitos segurados ficaram prejudicados,uma vez que o INSS desconsiderava as contribuições anteriores ao Plano Real em julho de 1994. Logo, se você aposentado, contribuiu com altos salários antes de 1994, e agora está com a sua aposentadoria reduzida, você tem direito que um novo cálculo seja refeito, e com isso aumentar o seu valor mensal recebido atualmente.

A Revisão da Vida Toda sempre vale à pena?

A Revisão da Vida toda não vale a pena pra todos. Mas, você só vai conseguir fazer essa análise se fizer o cálculo. E ela pode ser  mais benéfica para quem ganhava bem antes de 1994, ficou muito tempo sem contribuir para o INSS passou a pagar contribuições menores desde os anos 90.

Os documentos que você vai precisar usar no processo são:
• Procuração judicial
• Identidade e CPF
• Comprovante de residência
• Declaração de hipossuficiência (caso tenha direito à justiça gratuita)
• Termo de renúncia (se o valor de causa for menor que 60 salários mínimos)
• Carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão
• Cálculo do tempo de contribuição
• Cálculo da RMI incluindo os salários de contribuição anteriores a julho/1994

 

Fonte/Calculo Jurídico

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

Direito ao BPC/LOAS para Pessoas com Visão Monocular

Pessoas com Visão Monocular Têm Direito ao BPC/LOAS? A visão monocular, caracterizada pela perda da visão total em um dos olhos, é uma condição que afeta a percepção de profundidade,…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Hérnia de Disco: Líder em Afastamentos pelo INSS

A estrutura da coluna vertebral engloba discos intervertebrais, os quais desempenham a função de amortecedores de impacto, impedindo o contato direto e doloroso entre as vértebras. A hérnia de disco,…
Menu