fbpx

 Você sabe  a importância de um Planejamento Previdenciário?

Direito PrevidenciárioInss

Quem  está próximo  de se  aposentar precisa saber que é muito importante realizar um bom Planejamento Previdenciário antes de requerer o benefício. Isso é  ideal para garantir uma   aposentadoria mais vantajosa e minimizar os erros junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.

Para isso, nada mais acertado do que fazer  esse planejamento com a ajuda de um especialista na área de Direito Previdenciário.A orientação  é da advogada Maria Clara  Ribeiro (Vieira Xavier Advogados), que vai auxiliar você  a entender melhor esse tema.

O que é na prática esse planejamento previdenciário?

Segundo Dra Maria Clara, o planejamento previdenciário, é uma medida que visa trazer agilidade para o trabalhador, minimizando erros e agilizando o requerimento de seu benefício junto ao INSS, ou seja, é um estudo  jurídico preliminar, que consiste em uma estimativa matemática, baseado nas informações  da vida  laborativa do requerente à aposentadoria.Nesse planejamento previdenciário são analisados os tipos de aposentadoria , tempo de serviço, idade, contribuições previdenciárias, atividades desenvolvidas ao longo da carreira e salários de contribuição e regras mais vantajosas para cada caso.De  acordo com a  advogada é importante que o trabalhador, ao buscar o órgão responsável pelo benefício, já saiba quais os seus direitos e o que deve esperar de sua aposentadoria , uma vez que   o sistema previdenciário e as regras que envolvem os pedidos de aposentadoria no Brasil são burocráticos e complexos.

Alguns passos do Planejamento Previdenciário:

  • Analisar o Período Contributivo;
  • Verificar os períodos trabalhados e não pagos para o INSS;
  • Verificação dos períodos de Atividade Especial;
  • Simulações de Aposentadoria com utilização de Regras Previdenciárias, anterior ou após a Reforma da Previdência;
  • Averbação do Tempo de Serviço (no caso do Servidor Público) ;
  • Calcular o Valor da Sua Aposentadoria – simular quanto deseja pagar a título de contribuição previdenciária para o INSS (entre 01 salário mínimo e o Teto Previdenciário) ;
  • Entregar o parecer por escrito ao requerente com todas as informações obtidas por meio do estudo jurídico e, caso haja duvidas, pode haver a  continuidade do atendimento, via e-mail, whatsapp, chamadas de telefone,etc.

Documentos Necessários para o Planejamento previdenciário

  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – fornecido na plataforma do MEU INSS (para o segurado do INSS);
  • Simulação de Aposentadoria – fornecido na plataforma do MEU INSS;
  • Carteiras de Trabalho;
  • Certidão de Tempo Militar (para homens, se houver)
  • Guias de Recolhimentos Previdenciários;
  • Fichas financeiras (para o servidor público);
  • Comprovação de período insalubre caso  o trabalhador tenha trabalhado nessa situacao –   apresentar Laudos Técnicos de Segurança do Trabalho: Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT)

Então, fique de olho nessas orientações e  conte conosco para mais informações ou dúvidas a respeito do planejamento de sua aposentadoria.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Esquizofrenia Paranoide e Benefícios Previdenciários

A esquizofrenia paranoide é uma forma de esquizofrenia caracterizada por delírios persecutórios e alucinações, onde a pessoa pode ter uma percepção distorcida da realidade, acreditando que está sendo perseguida, vigiada…

HIV e o Direito aos Benefícios Previdenciários em 2025

As pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios significativos que impactam diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de trabalho. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece…
Menu