fbpx

Você sabe sobre o seu Direito do Consumidor ao efetuar uma compra?

Direito do Consumidor

Vamos falar um pouco sobre o Direito do Consumidor e a atenção que devemos ter para  não sermos lesados em nossas compras.

Por ser o período natalino muito movimentado, lojas cheias, e,  a desatenção na hora da compra, o impulso de não verificar com cuidado a mercadoria pode  fazer com que você compre um produto com defeito ou  danificado.Se você comprou um produto com defeito e fica em dúvida se deve levar o produto para o fabricante ou para o vendedor para que encaminhe o produto para a assistência técnica, o  Codigo de Defesa do Consumidor- CDC diz que tanto o fabricante ou vendedor tem que se responsabilizar pelo encaminhamento do produto para a assistência técnica.

E uma outra coisa que você deve se lembrar de verificar o prazo decadencial do artigo 26 do CDC para reclamar dos vícios ou defeitos no produto.A dica sempre se informar sobre a política de troca de cada estabelecimento. Já em relação às compras online, a legislação  também garante a troca.

Agora, um bom conselho é que você consumidor  pesquise os preços, condições de pagamento e troca, evitando assim os transtornos provocados pelo arrependimento. Mas, saiba que você tem  o direito também de arrepender. Veja como:

Direito de Arrependimento: Como funciona o artigo 49 do Código de Defeca do Consumidor

O artigo 49 do Código de defesa do Consumidor fala que “o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.” Logo, basta que o contrato de consumo tenha sido concluído fora do estabelecimento comercial para que incida, plenamente, o direito de o consumidor arrepender-se. Então, atenção na hora de efetuar as suas compras!

E, nós do Vieira Xavier Advogados desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para você!  E, saiba que estamos aqui o ano inteiro para resguardar o seu direito e ampará-lo da melhor forma possível.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Banco Pan: práticas abusivas contra aposentados do INSS

Em um desdobramento importante na luta contra práticas financeiras abusivas, a Justiça Federal proferiu um veredito histórico hoje, condenando o Banco Pan por suas ações que visavam empurrar empréstimos a…

Você conhece a Lei do Superendividamento?

A Lei 14. 181/2021 entrou em vigor no dia 02 de julho de 2021 e ficou conhecida como a Lei do Superendividamento. Em sua redação, ela define o superendividamento como…
Menu