fbpx

Veja aqui se você tem direito à Revisão da Vida Toda-INSS

AposentadoriaInss

O que é a Revisão da Vida Toda?

A Revisão da Vida Toda é uma  ação judicial que o segurado aposentado pede  para que a inclusão de suas contribuições que foram feitas ao Instituto Nacional do Seguro Social- INSS,antes de julho de 1994, entrem no cálculo de sua aposentadoria. É uma  justiça social que deverá ser corrigida ao aposentado que contribuiu com o  Instituto com altos salários e os mesmos foram descartados  em sua aposentadoria.

Como saber se tenho direito a essa Revisão?

. Se você se aposentou na regra de transição da Lei 9.876/99
. Se teve salários de contribuição anteriores a julho de 1994 – A revisão é válida para trabalhadores que se aposentaram após 1999 e não puderam computar no benefício os salários de contribuição anteriores a 1994.

Por que entrar com a ação judicial?

Durante a regra de transição estabelecida em 1999, muitos segurados ficaram prejudicados,uma vez  que o  INSS desconsiderava as contribuições anteriores ao Plano Real em julho de 1994. Logo, se você aposentado, contribuiu com altos salários antes de 1994, e agora está com a sua aposentadoria reduzida, você tem direito que um novo cálculo seja refeito, e com isso aumentar o seu valor mensal recebido atualmente.

Como funciona a Revisão da Vida Toda?

Por se tratar de uma ação judicial para garantia do seu direito, você aposentado  deve procurar um especialista em Direito Previdenciário e levar a documentação necessária para fazer um cálculo prévio. Após esse cálculo, o advogado informará se compensa ajuizar a ação. E com o cálculo pronto, e o valor sendo considerável, você poderá pedir a sua revisão dos anos trabalhados.

 Quais os documentos necessários?

. Identidade e CPF
. Comprovante de residência atualizado
. CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (obtido no Portal do meu.inss.gov.br)
. Carteira de trabalho
. Procuração
. Cópia da carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão
. Cálculo do tempo de contribuição
. Relatório de cálculo da Renda Mensal  Inicial -RMI incluindo os salários de contribuição anteriores a julho/1994.

 Como saber se a Revisão será vantajosa?

Para saber se a revisão da vida toda no INSS  será vantajosa para você,  o advogado irá  analisar caso a caso individualmente e refazer os cálculos incluindo os salários recebidos antes de 1994.

De modo geral, a remuneração do trabalhador cresce progressivamente ao longo da vida.E  existem casos em que o contribuinte ganhava bem antes dessa data e viu sua remuneração  diminuir com o passar dos anos.

Ex: João  tinha um bom cargo em um banco nos anos 1970 e 1980, então decidiu abrir seu próprio negócio após 1994 e passou a contribuir para o INSS sobre o salário mínimo.Nesse caso, vale a pena pedir a revisão de aposentadoria da vida toda e incluir os salários mais altos antes de 1994.Portanto, o cálculo da RMI (Renda Mensal Inicial) é a única forma de saber se a revisão é vantajosa ou não.

Como está o andamento da Revisão da Vida Toda?

No Superior Tribunal de Justiça – STJ, a revisão da vida toda foi votada por unanimidade  em favor dos aposentados. O julgamento foi iniciado no   Supremo Tribunal Federal- STF, com placar empatado em cinco a cinco. Só falta o voto do Ministro Alexandre de Moraes que será decisivo para que Revisão da Vida Toda tenha parecer favorável.

Estaremos falando a respeito da Revisão da Vida Toda também  em nossas redes sociais. Estamos à disposição para  sanar suas dúvidas e fornecer mais informações a respeito desse tema.

Fonte: Agência Senado/Jornal Contábil

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

HIV e o Direito aos Benefícios Previdenciários em 2025

As pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios significativos que impactam diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de trabalho. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…

Alienação mental dá direito à aposentar?

A alienação mental são doenças que geram surtos psicóticos e não são tratáveis. Para fins de aposentadoria só é dado a concessão do benefício de Aposentadoria por Invalidez, quando for…
Menu