fbpx

Como ter direito ao recebimento do Auxílio-Reclusão em 2021?

Auxílio-ReclusãoInss

As pessoas em geral, por desconhecerem  obre esse benefício, consideram que  o Auxílio- Reclusão é o governo que  dá aos presos e não é assim. Não é um benefício destinado aos presos. Pelo contrário, trata-se de um benefício  destinados aos seus dependentes, como cônjuges ou filhos, que ficam desamparados na ausência do provedor da família.E para ter direito a esse beneficio, o preso tem que  ter contribuído com uma carência de 24 meses  à Previdência.

 Veja os requisitos para o recebimento do auxilio -reclusão:

  • O preso tem que ter contribuído com uma carência de 24 meses  à Previdência para que seus familiares possam receber o auxilio,;
  • qualidade de segurado do preso;
  • carência de 24 meses de contribuições;
  • estar em regime fechado;
  • segurado preso comprovar ser de baixa renda.

 Em 2021 como é o critério econômico para receber o benefício:

Por meio de uma Portaria  SEPRT/ME nº 477/2021, o Instituto Nacional de Seguro Nacional -INSS, definiu  o limite de renda  de R$ 1.503,25 em 2021 que dá direito ao recebimento do benefício. E  a renda bruta mensal do preso é calculada de forma diferente e vai depender da data de recolhimento à prisão.

Cálculo da renda

Se a prisão ocorreu antes da Medida Provisória 871/2019 (de 18/01/2019), posteriormente convertida na Lei 13.846/2019, o critério econômico é calculado conforme a última remuneração do segurado.

Mas, se a prisão ocorreu após a MP 871, o critério econômico passou a ser calculado sobre a média dos salários-de-contribuição apurados no período de 12 meses anteriores ao mês de recolhimento à prisão.

Situação para o cálculo de renda do preso desempregado mês da prisão

O  critério econômico passou a ser calculado sobre a média dos salários-de-contribuição apurados no período de 12 meses anteriores ao mês de recolhimento à prisão.

Fonte: INSS

 

 

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Você conhece as regras para se aposentar por invalidez?

  A aposentadoria por invalidez é também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente. Ela é devida aos segurados que estejam incapacitados de forma definitiva  para trabalhar e garantir a sua…

Você já fez a Prova de Vida do INSS?

A comprovação da prova de vida é feita anualmente para evitar fraudes no pagamento dos segurados do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS. Esse procedimento é uma atualização cadastral…
Menu