fbpx

Você sabia que é possível fazer um bom planejamento de sua aposentadoria ?

AposentadoriaInssNotícias

Você que está perto de se aposentar e já está preocupado com o valor de sua aposentadoria, saiba que há maneiras de fazer um planejamento que garanta que você se aposente de forma rápida e recebendo um valor satisfatório. Isso é possível com um bom planejamento previdenciário.

Talvez você não saiba, mas no momento da análise da sua aposentadoria, seja pelo INSS, seja pelo Regime Próprio de Previdência Social (para os servidores públicos), a pesquisa de toda a sua vida contributiva será feita. E por isso, é necessário que se avalie as leis mais aplicáveis ao seu caso. Este planejamento da aposentadoria tanto vale para o trabalhador particular e também para o servidor público, uma vez que a reforma da previdência afetou a todos.

Algumas dicas de como faze um bom planejamento previdenciário

• Tome conhecimento das mudanças que ocorrem com a Reforma da Previdência e veja qual a regra de transição mais viável ao seu caso.Um exemplo de mudança radical das regras de aposentadoria foi a última Emenda Constitucional 103/2019. Avalie as leis que são aplicáveis ao seu caso.
• É preciso conhecer todas as regras de transição que podem ser benéficas para a sua aposentadoria e saber sobre as regras anteriores também, pois se você tiver adquirido o direito a se aposentar antes da aprovação da reforma, é a legislação antiga e não a nova que se aplicará ao seu caso.
• Guarde todos os documentos relacionados ao seu trabalho e às contribuições feitas ao INSS, até se aposentar.
• Guarde as rescisões de contrato, recibos, RPA´s, contrato de prestação de serviço, tudo isso ajuda na hora de se aposentar.Isso, porque no INSS, por exemplo, ao pedir a sua aposentadoria, você precisará comprovar fatos e datas, e para isso precisará dos documentos.
• A verdade é que nem tudo vai corretamente informado para o INSS, e nesse caso, ao pedir a sua aposentadoria é possível que você receba uma comunicação com prazo de 30 dias para comprovar, por exemplo, a data que começou a trabalhar ou que foi demitido, pois há divergências de informações na previdência.
• Muitas pessoas acabam desistindo de buscar a melhor aposentadoria porque é de fato complicado, trabalhoso e difícil ter todas as informações, documentos e saber todas as regras aplicáveis em cada caso. Evite ser prejudicado por falta de conhecimento, procure orientações com um advogado previdenciário que é um profissional apto para corrigir erros nas informações, planejar melhor seja no INSS ou no Regime Próprio de Previdência Social, fazer as averbações e acertos e escolher a regra que melhor se aplica a cada trabalhador da iniciativa privada ou servidor público.
• Quanto antes você fizer o seu planejamento previdenciário, melhor e mais rápido conseguirá se aposentar.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

HIV e o Direito aos Benefícios Previdenciários em 2025

As pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios significativos que impactam diretamente sua qualidade de vida e sua capacidade de trabalho. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece…

BPC para crianças com deficiência intelectual?

Crianças com Deficiência Intelectual Têm Direito a Benefício Assistencial? No dia 11 de maio de 2023, uma decisão significativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF6) trouxe à tona…

Auxílio-doença conta para aposentadoria

  Muitos trabalhadores brasileiros desconhecem que o período em que estão afastados do trabalho recebendo auxílio-doença pode ser contabilizado para a aposentadoria. Esse benefício, garantido pela Previdência Social, assegura que…
Menu