fbpx

6 dicas para facilitar a análise da aposentadoria pelo INSS

1.Saber usar a internet ou procurar ajuda

Como quase tudo no INSS é digital, se o segurado, não tem facilidade para acessar a internet, digitalizar os documentos e incluir na plataforma  Meu INSS, deve pedir ajuda de um amigo, familiar, ou até um profissional. Pois os documentos devem ser digitalizados corretamente e também estarem legíveis para facilitar a análise.

2.CNIS e dados cadastrais

É importante para a concessão do benefício que os dados contidos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) estejam regularizados e corrigidos para que o seu processo seja analisado corretamente e possa ser concedido mais rapidamente.

3. Fazer um resumo do pedido

Para tornar a análise menos complexa, por parte do INSS, o segurado, ou dependente podem fazer um resumo detalhado do que pretendem, além, claro de preencher o requerimento próprio do INSS. Isso ajudará o servidor na hora da análise do processo, ou seja, deve saber corretamente o tempo de serviço, os períodos que precisam ser comprovados, o valor de contribuições omitidas, bem como detalhes sobre eventual doença ou deficiência – se for o caso.

4. Ter a documentação em ordem

Os documentos devem ser apresentados na ordem cronológica: carteira de trabalho, carnês de contribuição (Guia da Previdência Social), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e outros.

5.Saber qual a regra que quer aposentar

O segurado deve deixar bem claro em qual regra  quer se aposentar: direito adquirido, regra de transição ou novas regras.

 6.Conhecer os recursos

Apesar de existirem muitos recursos para se discutir a decisão da Previdência, quando a aposentadoria é negada, existe muitas ferramentas à disposição do segurado para ter uma resposta mais rápida: novo requerimento, alterar a data do requerimento (reafirmação da DER) ou até entrar com um processo na justiça.

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Alienação mental dá direito à aposentar?

A alienação mental são doenças que geram surtos psicóticos e não são tratáveis. Para fins de aposentadoria só é dado a concessão do benefício de Aposentadoria por Invalidez, quando for…

 Auxilio -Doença negado o que fazer?

Se você teve o seu Auxílio-Doença negado você tem algumas maneiras de reverter isso a seu favor.  Vou  mostrar para você três caminhos a seguir: Recurso Administrativo O segurado tem…

Como o estagiário poderá planejar sua aposentadoria

O labor como estagiário tem como principal objetivo desenvolver o aprendizado adquirido em aula, por meio de atuação educativa supervisionada, para formação de profissionais mais capacitados. Esta atividade é regulamentada…

Você sabe como fazer para requerer a aposentadoria?

Dados recentes demonstram que mais de 500 mil aposentadorias estão travadas por falta de pessoal e mais de 1 milhão de benefícios aguardam análise do Instituto Nacional de Segurança Social…
Menu