fbpx

Você sabe quais são os Direitos dos Servidores Efetivados pela Lei 100?

Entenda melhor o caso

A Lei Complementar 100/2007 foi criada com o objetivo de corrigir uma injustiça que já durava mais de trinta anos e atingia diretamente quase cem mil trabalhadores da Secretaria de Estado de Educação, que foi efetivar esses servidores que não prestaram concurso. Mas, em 2015 essa lei foi declarada inconstitucional e todos os servidores foram exonerados e seus contratos de trabalho foram declarados nulos.

Já no dia 7 de agosto de 2020, foi publicado um acórdão da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça onde o STJ se manifestou no sentido de que esses servidores foram afetados pela nulidade, e deu provimento a recurso especial para garantir o direito ao depósito do FGTS.

E junto com essa decisão do STJ, vários questionamentos dos servidores efetivados mediante a Lei Complementar 100/2007, surgiram e estão provocando muitas dúvidas: Qual o prazo para entrar com uma ação? Quais os documentos necessários para ajuizar a ação judicial? Pode se conseguir direito ao FGTS entrando com a ação na justiça? Existe Direito ao recebimento do recebimento das férias-prêmio em espécie par aos servidores efetivados pela Lei 100? O ajustamento Funcional e Licenças Médicas dão direito aos servidores efetivados pela Lei 100 de pleitear aposentadoria por Invalidez?

E para responder essas perguntas, leia até o final para  conhecer todos os seus direitos e saber como conquistá-los.

Qual o prazo para ingressar com uma ação?

Termina esse ano (dia 31/12/2020) o prazo dos Servidores Efetivados mediante a Lei Complementar 100/2007, para ingressar com Ação Judicial para pleitear seus direitos.

Quais os documentos para ajuizar a ação judicial?
• Cópia de comprovante de endereço recente;
• Representação para atuar no Juizado Especial de Fazenda Pública
• Cópia de CI e CPF;
• Cópia do contracheque recente;
• Cópias dos contracheques do mês de outubro de 2007 até presente data;
• Cópias da publicação da efetivação completa com o preâmbulo e a página como o nome do servidor no Diário Oficial do ano de 2007; (Lei 100/2007) e (Listagem dos Efetivados)

Pode se conseguir direito ao FGTS entrando com a ação na justiça?

Sim. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), correspondente a 8% mensal da remuneração dos servidores da Lei 100, e o STJ em diversos julgados já reconheceu esse direito que se pode pleitear na justiça.

Existe direito do recebimento das Férias-Prêmio em espécie para os servidores efetivados pela Lei 100?

Muitos servidores, ao serem efetivados pela Lei 100, ficaram 5 anos ou mais como “Efetivados”. E durante esse período não tiveram a oportunidade de usufruir dessas férias-prêmio enquanto se mantinham nessa condição. Com isso, gerou-se o direito à indenização dessas férias-prêmio e o prazo também é ate 31 de dezembro para ingressar com uma ação na justiça. Para saber o valor estimativo dessa indenização, basta multiplicar o seu salário da época pelo número de férias-prêmio que você tem direito e é claro, que esse valor será corrigido e atualizado.

O ajustamento Funcional e Licenças Médicas dão direito aos servidores efetivados pela Lei 100 de pleitear aposentadoria por Invalidez?

Muitos servidores efetivados pela Lei 100, na época em que a lei foi declarada inconstitucional, estavam gozando de ajustamento funcional ou vinham fruindo de inúmeras licenças médicas para tratamento de saúde. Se essa é a sua situação, saiba que você tem direito de pleitear judicialmente a sua aposentadoria por invalidez. Contudo, deve-se se atentar para o fato que você precisa provar na justiça, por meio de documentos (laudos, relatórios e atestados médicos) e perícia médica, que você ainda está incapacitado de exercer sua função, e que essa incapacidade surgiu antes de 1º de Abril de 2014, data da publicação do Acórdão da ADI – 4876.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Beneficios para portadores de doenças raras

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de brasileiros convivem com uma das aproximadamente oito mil doenças raras catalogadas, como Lúpus, Doença de Crohn, Esclerose Múltipla, Fibrose…

Depressão e os Benefícios do INSS

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem…

SEGURO DEFESO PARA OS PESCADORES

Existe um período, anualmente, em que os pescadores estão proibidos, por lei, de realizarem sua atividade de pesca. Esse momento é nomeado por “Período Defeso”, com o objetivo de preservar…

Trabalhador rural tem direito a Auxílio-acidente?

Vamos explicar primeiro o que é o auxílio-acidente. Pois bem, é um beneficio que a previdência paga ao segurado com seqüelas permanentes causados por acidentes de qualquer natureza, cuja conseqüência…
Menu