fbpx

Quais os tipos de segurados obrigatório do INSS?

Todo trabalhador que paga mensalmente para a Previdência Social é chamado de segurado e tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como a aposentadoria, a pensão por morte, o salário-maternidade, o auxílio-doença, entre outros.

De acordo com Fabiane Azevedo, do escritório Vieira Xavier em Montes Claros – MG, o segurado obrigatório é todo aquele que exerce algum tipo de atividade econômica. O vínculo da sua filiação ao INSS é a relação trabalhista, pois, são trabalhadores que exercem algum tipo de atividade remunerada.

São 5 tipos de segurados obrigatórios:

1 – O empregado que trabalha com carteira assinada e tem o vínculo empregatício e recolhe mensalmente por meio da sua folha de pagamento para o INSS

2 – O empregado doméstico que trabalha 3 vezes ou mais por semana

3 – O contribuinte individual que exerce atividade econômica, mas não é de carteira assinada e a contribuição é feita por meio de uma guia da Previdência Social GPS.

4 – Trabalhador avulso que trabalha sem a existência de vinculo, onde o sindicato faz a intermediação

5 – Segurados especial: são aqueles que trabalham em regime de economia familiar ou de forma individual: trabalhadores rurais, pescadores artesanais e os indígenas

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Alienação mental dá direito à aposentar?

A alienação mental são doenças que geram surtos psicóticos e não são tratáveis. Para fins de aposentadoria só é dado a concessão do benefício de Aposentadoria por Invalidez, quando for…

 Auxilio -Doença negado o que fazer?

Se você teve o seu Auxílio-Doença negado você tem algumas maneiras de reverter isso a seu favor.  Vou  mostrar para você três caminhos a seguir: Recurso Administrativo O segurado tem…

Como o estagiário poderá planejar sua aposentadoria

O labor como estagiário tem como principal objetivo desenvolver o aprendizado adquirido em aula, por meio de atuação educativa supervisionada, para formação de profissionais mais capacitados. Esta atividade é regulamentada…

Você sabe como fazer para requerer a aposentadoria?

Dados recentes demonstram que mais de 500 mil aposentadorias estão travadas por falta de pessoal e mais de 1 milhão de benefícios aguardam análise do Instituto Nacional de Segurança Social…
Menu