fbpx

INSS começa Prova de Vida por Biometria Facial

AposentadoriaNotícias

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, começam a ser escolhidos para testar o projeto –piloto de Prova de Vida, por meio de biometria facial.

A Prova de Vida é um procedimento é obrigatório para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, e deve ser feito todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Se o próprio segurado não puder comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

Devido à pandemia do Covid-19, este procedimento presencial, está suspenso até setembro deste ano. Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento. Mas, esta será a primeira vez que o usuário fará o procedimento com a câmera do celular.

Como o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, só serão escolhidos segurados com carteira de motorista e título de eleitor.

Desse modo, a prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital e no aplicativo MEU INSS.Inicialmente, de acordo com o INSS, o ícone para a prova de vida digital, só estará disponível para esses 500 mil beneficiários, e depois se estenderá para mais pessoas.

Os beneficiários irão receber uma mensagem por meio do SMS que será identificada como 280-41 e também por e-mail e telefone. Qualquer mensagem com número diferente desse deverá ser ignorada. E em caso de dúvida, o segurado pode fazer uma ligação para o numero 135 para conferir se a mensagem é verdadeira.

Como será feito este procedimento:

• O segurado do INSS abrirá o aplicativo MEU INSS e deverá clicar no ícone “Prova de vida”
• Em seguida, deverá entrar no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e na opção “Autorizações” e a motorista e título de eleitor, e deverá responder a pergunta e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos.
• Feito o passo anterior, a câmera se abrirá e o aplicativo enviará comandos para o segurado como sorrir ou virar a cabeça.
• O último passo é retornar ao aplicativo Meu INSS e clicar novamente no botão da “Prova de Vida”, para confirmar se a Biometria se concretizou.

Fonte: INSS

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Alienação mental dá direito à aposentar?

A alienação mental são doenças que geram surtos psicóticos e não são tratáveis. Para fins de aposentadoria só é dado a concessão do benefício de Aposentadoria por Invalidez, quando for…

 Auxilio -Doença negado o que fazer?

Se você teve o seu Auxílio-Doença negado você tem algumas maneiras de reverter isso a seu favor.  Vou  mostrar para você três caminhos a seguir: Recurso Administrativo O segurado tem…

Como o estagiário poderá planejar sua aposentadoria

O labor como estagiário tem como principal objetivo desenvolver o aprendizado adquirido em aula, por meio de atuação educativa supervisionada, para formação de profissionais mais capacitados. Esta atividade é regulamentada…

Você sabe como fazer para requerer a aposentadoria?

Dados recentes demonstram que mais de 500 mil aposentadorias estão travadas por falta de pessoal e mais de 1 milhão de benefícios aguardam análise do Instituto Nacional de Segurança Social…
Menu