Dados recentes demonstram que mais de 500 mil aposentadorias estão travadas por falta de pessoal e mais de 1 milhão de benefícios aguardam análise do Instituto Nacional de Segurança Social – INSS.E, ,essa morosidade foi devido também à greve pela qual passou o instituto.
Diante disso, o trabalhador encontra dificuldades em obter a concessão do seu benefício.
Porém, há duas maneiras de o segurado requerer a sua aposentadoria no INSS, por conta própria ou com o auxílio de um advogado previdenciarista.
Vamos ver os dois tipos de pedidos.
Como fazer o pedido por conta própria:
O trabalhador nesse caso, utiliza a plataforma do MEU INSS, envia todos os documentos digitalizados, e também é possível agendar a ida a agência mais perto de sua residência com a documentação por meio do número 135.
É importante que o trabalhador comprove todos os períodos trabalhados como: período especial, período com insalubridade e periculosidade, trabalho feito no exterior. Enfim, todas as condições trabalhistas devem ser relatadas.
Basicamente, será preciso reunir documentos como:
- Identificação pessoal, como RG e CPF
- Carteira de trabalho
- Extrato de contribuição (CNIS)
- Comprovante de residência
- Requerimento por escrito
- Comprovantes de atividade especial
- Carnês de contribuição.
Mas, para que o processo corra bem, é importante que você selecione as opções de forma correta e envie toda a documentação necessária.
Como fazer o pedido por meio de um advogado previdenciarista
O advogado vai detalhar todos os direitos do segurado contendo a data de início e final de cada vínculo trabalhista, além de sinalizar possíveis erros detectados no CNIS.
Esse é um fato importante, pois, se o INSS não faz a contagem do vínculo ausente, pode resultar numa aposentadoria menor para o segurado. Daí, a responsabilidade do especialista em solucionar essa questão para que não sejam levados em consideração só os dados inseridos no CNIS.
Outra coisa importante que o advogado especialista analisar é o descarte das menores contribuições, que podem ser prejudiciais para a aposentadoria do segurado.
Agora, mesmo o especialista reunindo toda a documentação necessária no requerimento,se o pedido ainda for negado ou vier errado?
O advogado pode pedir revisão (em caso de erro) ou recurso (em caso de pedido negado). Ambas as situações, quando administradas corretamente, também podem ter um desfecho positivo de forma mais rápida.