fbpx

CNJ APROVA DIVÓRCIO POR MEIO VIRTUAL

Direito de FamíliaNotícias

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ editou o Provimento N° 100/2020, o qual dispõe, dentre outros pontos, sobre a possibilidade da realização do divórcio virtual. O procedimento agora poderá também ser feito por meio eletrônico, sem a necessidade de deslocamento das partes.

Os requisitos permanecem os mesmos do divórcio extrajudicial:
• A consensualidade entre os cônjuge;
• A presença de um advogado;
• A inexistência de filhos menores e/ou incapazes ou nascituro (exigência que poderá ser afastada caso haja prévia resolução judicial de todas as questões envolvendo os menores).

O CNJ estabeleceu certas condições para que haja segurança e regularidade no ato

• Realização de chamadas por videoconferência para que as pessoas sejam devidamente identificadas e possam expressamente consentir sobre os termos do divórcio e do ato notarial eletrônico.
• Tal ato também deverá ser assinado digitalmente pelas partes e pelo tabelião, utilizando-se da criptografia em todos os documentos para garantir a segurança do processo.

A facilidade para esse procedimento segue uma tendência mundial e já utilizada em diversas áreas do mercado, que também adotaram as videoconferências como meios fundamentais para a realização de seus trabalhos.
.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Revisão da Vida Toda foi aprovada no STF

A Revisao da Vida Toda foi finalmente aprovada no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF. O voto do Ministro Alexandre de Moraes foi decisivo e o placar ficou 6…

Abono PIS/Pasep começa a ser pago em fevereiro de 2022.

Em 2021, o abono salarial do Programa de Integração Social- PIS (destinado aos trabalhadores privados) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público-PASEP (destinado aos funcionários públicos), não…
Menu