O Pente Fino do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS já começou para os aposentados por invalidez, auxílio-doença ou acidentário, para identificar possíveis irregularidades no pagamento de benefícios.
O INSS enviou cartas convocando milhares de aposentados para uma segunda pericia, para verificar se continuam inválidos ou se estão aptos para o trabalho. E, no dia 27 de setembro de 2021 foi disponibilizada no Diário Oficial da União uma lista em ordem alfabética com 95.588 nomes de todos os aposentados que serão submetidos a uma nova perícia.
Veja o que fazer se o seu nome está na lista de convocação para o Pente Fino do INSS:
Para verificar se o seu nome está na lista de convocação acesse o seguinte link do Diário Oficial da União https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278
E caso o seu nome esteja nessa lista, ou você recebeu a correspondência:Ligar no ramal do INSS 135 ou acessar o portal Meu INSS para agendar a sua perícia. O sistema do INSS vai gerar uma data, com horário e agência a ser feita a perícia. Procure levar o máximo de documentos médicos, laudos, que comprovem que você continua incapacitado para trabalhar, e que é uma incapacidade total e permanente e precisa continuar no gozo da sua aposentadoria
Esteja atento aos prazos:
Se o seu nome estiver na lista você precisa agendar sua perícia até 11/11/2021 e caso não seja feito o agendamento a aposentadoria do mês de dezembro estará suspensa por dois (02) meses, e, além disso, se o aposentado não procurar a Previdência Social o benefício será cortado para sempre.
Então, se você localizou o seu nome na lista do Pente Fino ou recebeu a correspondência para fazer a perícia, tome as providências necessárias. Se precisar de mais orientações procure um advogado previdenciarista para não perder a sua aposentadoria.