fbpx

 Você sabe o que diz a Lei 14.010/2020 – Lei da Pandemia?

NotíciasSaúde

Ela foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de junho a Lei 14.010 – derivada do Projeto de Lei 1179/2020 – determina mudanças de caráter transitório que perdurarão ao longo do período de pandemia de Covid-19 no Brasil, visando adaptar a legislação ao cenário atual. Ela está em vigor e com validade até o dia 30 de outubro de 2020, podendo ser prorrogada.

– A Lei da Pandemia estabeleceu que a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar,

– Dilatou o prazo para instauração de processo de inventário, para sucessões abertas a partir de 01/02/2020, para 30/10/2020. De acordo com o Código Civil, esse prazo é de 2 meses, a contar da data de falecimento do inventariado.

– Em relação aos contratos de consumo, o art. 8º do capítulo V suspende a aplicação do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor na hipótese de delivery de produtos perecíveis ou de consumo imediato e de medicamentos. O consumidor não possui mais o “direito de arrependimento” em tais casos, o qual poderia ser manifestado no prazo de sete dias.

No capítulo referente a condomínios foi vetado o art. 9º, que proibia a concessão de liminar para desocupação de imóvel urbano nas ações de despejo em determinados casos, incluindo a falta de pagamento do aluguel. Também foi vetado o artigo que visava a conferir ao síndico poderes para restringir/proibir acessos e reuniões. .

 

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Fornecimento de Medicamentos pelo Estado ao Cidadão

O direito à vida, assegurado como direito fundamental pelo art. 5º, caput da Constituição da República, deve ser compreendido à luz dos princípios e fundamentos do Estado. Assim, todo cidadão…

Revisão da Vida Toda foi aprovada no STF

A Revisao da Vida Toda foi finalmente aprovada no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF. O voto do Ministro Alexandre de Moraes foi decisivo e o placar ficou 6…

Abono PIS/Pasep começa a ser pago em fevereiro de 2022.

Em 2021, o abono salarial do Programa de Integração Social- PIS (destinado aos trabalhadores privados) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público-PASEP (destinado aos funcionários públicos), não…
Menu