fbpx

Você tem dúvidas sobre o CadÚnico?

NotíciasPrograma Social

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Este cadastro foi instituído por meio do Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001. Em 2003 aconteceu a integração entre a base do CadÚnico e a do Programa Bolsa Escola, sendo que os cadastros das famílias beneficiárias de tal programa deviam ser atualizados e complementados no CadÚnico. O CadÚnico é coordenadonacionalmente pelo Ministério da Cidadania e no Distrito Federal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social-SEDES.

Como funciona o CadÚnico:

É uma ação federal, mas com gestão compartilhada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. É um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Esse cadastro é operacionalizado pelas prefeituras de cada município.Quando você se inscreve no cadastro é possível participar de vários programas sociais.

Quando me inscrevo no CadÙnico automaticamente tenho direito a todos os programas sociais?

Não. Ser cadastrado no CadÙnico, não quer dizer que a pessoa automaticamente está inscrita em todos os programas do governo, pois cada programa tem uma exigência, requisitos diferentes. É preciso cadastrar no programa e ver se possui os requisitos necessários para usufruir do benefício.

Como faço para me cadastrar no CadÚnico?

O Responsável Familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único na cidade em que mora, serviço é operacionalizado pelas prefeituras. Em algumas localidades o cadastramento é feito também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Tem como fazer Cadastro Único pela Internet?

O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.

Quais documentos precisa para atualizar o Cadastro Único?
Os maiores de 18 anos deverão apresentar RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e Previdência Social, certidão de nascimento ou casamento, e os menores com idade entre 16 e 17 anos deverão apresentar certidão de nascimento, RG, CPF, carteira de trabalho e Previdência Social.

Quais os benefícios da Assistência Social oferecidos pelo governo para quem tem o CadÚnico?
• Auxílio Brasil/Bolsa família;
• Benefício assistencial ao idoso ou deficiente;
• Programa tarifa social de energia elétrica;
• Isenção de taxas em concursos públicos;
• Programa Casa Verde e Amarela; etc.

Lembrando que a inscrição no CadÚnico  também é necessária para o INSS, quando o segurado ou segurada pagar as contribuições sobre alíquota de 5% – o chamado segurado facultativo baixa renda.Essas contribuições precisam ser validadas pelo INSS para contarem nos benefícios previdenciários.

advogado em montes claros mg previdenciarista

João Paulo Vieira Xavier

Advogado Montes Claros
Pós Graduado e especialista em questões securitárias

Gostou da matéria? Deixe a sua opinião aqui!

Compartilhe com seus amigos!

Revisão da Vida Toda foi aprovada no STF

A Revisao da Vida Toda foi finalmente aprovada no plenário do Supremo Tribunal Federal – STF. O voto do Ministro Alexandre de Moraes foi decisivo e o placar ficou 6…

Abono PIS/Pasep começa a ser pago em fevereiro de 2022.

Em 2021, o abono salarial do Programa de Integração Social- PIS (destinado aos trabalhadores privados) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público-PASEP (destinado aos funcionários públicos), não…
Menu